Confira os destaques do relatório do World Economic Forum 2023!

A 18ª edição do “The Global Risks Report” destaca riscos globais na economia, polarização social e crises climáticas.

O Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum) começou nesta semana, em Davos, na Suíça, e já divulgou o seu tão aguardado Relatório Global de Riscos. Como destaques, o report demonstrou uma grande preocupação com a situação da economia global, as polarizações políticas e um “hiato” nas medidas para conter as mudanças climáticas nos próximos 2 anos.

O relatório aponta um cenário de piora das condições econômicas, com aumento do custo de vida em diversos países. Este fator pode ser explicado pela disparada da inflação, que também vem acometendo a Europa e os países da América do Norte. Além disso, o material prevê desastres naturais e eventos climáticos extremos, confrontos geoeconômicos e piora da polarização social.

Já no horizonte de dez anos, o documento menciona, entre outros, o risco de fracasso para mitigar as mudanças climáticas; diversos desastres naturais; perda de biodiversidade; imigração involuntária em larga escala e crises em recursos naturais. O material produzido pela entidade adverte ainda para o grande risco de “policrises”, definidas como um conjunto de crises e riscos globais que se mesclam e tem como resultado um impacto total ainda maior. Ou seja, os efeitos deste fenômeno são ainda mais devastadores.

Para finalizar, o relatório apoia uma organização estruturada para identificar e mitigar futuros problemas em potencial e, também, destaca a importância da cooperação como fator fundamental para lidar com os riscos globais.

O report completo, que reúne as avaliações de cerca de 1.200 líderes políticos, empresariais, acadêmicos e ativistas de 121 países, está disponível aqui.

Usamos cookies para personalizar, coletar dados e melhorar sua experiência no nosso site. Para mais informações, clique aqui.