5 tendências de negócios para acompanhar em 2022
Inteligência de Mercado
3 min
3 fevereiro 2022

5 tendências de negócios para acompanhar em 2022

Entre publicações de revistas e relatórios de consultorias, as listas de tendências que surgem no início do ano podem apresentar bons indicadores para orientar direcionamento de recursos e estratégias de inovação. Das experiências integradas às novas profissões da corrida espacial, selecionamos alguns movimentos que devem abrir novos caminhos de trabalho, aprendizado e empreendedorismo nos próximos meses. 

1-A era das experiências

Em meio às discussões sobre experiência de clientes e colaboradores (vale a pena ler The Human Cloud, de Matthew Coatney), a revista Forbes, aponta a unificação de todas essas pontas em uma estratégia de negócios pautada pela integração de todos os stakeholders de um negócio. Nesse cenário, a regra do jogo será apostar em estratégias que contemplem as experiência de funcionários, parceiros e usuário em pontos de contato simultâneos.

2- Caçadores de propósito 

Vinculada à autenticidade, a outra tendência elencada pela Forbes aponta a importância de criar e comunicar valores corporativos que vão além da geração de lucro para acionistas – vale lembrar que propósito bem definido aumenta a fidelidade do consumidor. “Quem tem propósito faz tudo de propósito, não faz nada por acaso”, afirma o futurologista Carlos Piazza, que também aposta na tendência como diferencial competitivo em 2022.     

3-Metaverso 

Uma tendência que já adiantamos por aqui e que também aparece nas previsões do Gartner (e de qualquer lista de tendências para 2022. Além da buzzword, o Metaverso deve finalmente vir à tona em movimentos como desenho de avatares, digital twins e ações com influenciadores, entre os inúmeros desdobramentos no mercado de entretenimento e educação

4-Carreiras espaciais 

Este será o ano em que deveremos ter mais turistas do que astronautas no espaço, de acordo com a revista The Economist. E isso interessa a muito mais gente do que Elon Musk, Jeff Bezos e Richard Branson, o trio de bilionários que lideram essa corrida. De acordo com o último relatório da Cognizant, muitas das profissões do futuro passarão pelo setor, incluindo atividades ligadas a áreas como turismo espacial, internet por satélite, manufatura de foguetes e desenvolvimento de software. 

5-Data Sharing  

O compartilhamento de dados cloud-based é outro movimento que deve ganhar força no mercado digital. De acordo com a Deloitte, essa tendência deve ser impulsionada pelo surgimento de plataformas de dados online que respeitem às regulamentações de segurança e privacidade, possibilitando o acesso a diferentes bases de dados curados e anônimos.

Renata Piza

tendencias
form image

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.

Usamos cookies para personalizar, coletar dados e melhorar sua experiência no nosso site. Para mais informações, clique aqui.