6 Dicas básicas (e essenciais) para empreendedores de educação
3 min
22 julho 2021

6 Dicas básicas (e essenciais) para empreendedores de educação

Da análise inicial à criação de soluções para demandas da sociedade, conheça alguns pilares essenciais para nortear a criação e o desenvolvimento de negócios que atuam na intersecção entre educação, inovação e tecnologia.

1 – Estude o mercado

Parece óbvio, mas o setor educacional é um mercado gigante, com diferentes características entre o público e o privado. Antes de desenvolver uma ferramenta, é fundamental assegurar-se de que ela resolve um problema atual – que ainda não foi resolvido – e que esse problema real é sentido por educadores, pais e alunos, não apenas fruto do seu feeling, daquilo que você imagina ser o futuro da educação. 

2 – Analise a concorrência

Baixe e use ferramentas de outras edtechs. Para criar um produto único, você precisa saber primeiro o que já existe no mercado e como é a funcionalidade desses produtos. Vale acompanhar sites como eLearning Industry e não correr o risco de tentar reinventar a roda.

3 – Teste, teste, teste (e teste de novo)

Os testes betas vão mostrar o nível de satisfação do usuário e seções que precisam de melhorias, entre outras coisas. A meta aqui é melhorar a experiência do usuário antes de lançar um aplicativo/plataforma. A forma mais eficaz de garantir o público-alvo, afinal, é certificar-se de que seu produto vai proporcionar uma experiência de aprendizado inesquecível, única. 

4 – Conheça seus stakeholders 

Além dos alunos, que correspondem a um mercado gigantesco, plataformas de educação podem ser benéficas aos educadores (o uso da Inteligência Artificial pode ajudar professores a darem tarefas mais assertivas para cada estudante ); gestores e pais (caso da Agenda Edu, que solucionou um problema de falta de comunicação criando uma simples agenda escolar online).

5 – Fale a mesma língua do seu público-alvo

B2C, Learning Machine, UVP. Na hora de apresentar sua startup para clientes, use a linguagem dos educadores, não a de especialistas em tecnologia ou investidores. Todo produto de edtech contém um conceito pedagógico e é isso o que você deve abordar em um pitch.

6 – Apresente o problema – e a solução – de forma clara

Não adianta citar todos os desafios da educação, tampouco falar o que seu produto pode fazer sem apontar primeiro um problema específico. Vá direto ao ponto, elencando dor-solução. Na EdTech Show de 2020, os pitches que não apresentaram um problema real antes de mostrar o que poderia ser feito com o uso de cada ferramenta, foram descritos como falhos por 40% dos educadores presentes.

Renata Piza

dicasparaempreender
edtech
educação
startup
form image

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.

Usamos cookies para personalizar, coletar dados e melhorar sua experiência no nosso site. Para mais informações, clique aqui.