6 tendências que estão redesenhando os modelos educacionais
Educação
5 min
9 agosto 2021

6 tendências que estão redesenhando os modelos educacionais

Nos últimos meses, a aceleração dos processos de transformação digital evidenciou uma série de tendências que estão revolucionando formatos de ensino, aprendizado e desenvolvimento humano. Selecionamos abaixo alguns movimentos que vêm ganhando destaque, segundo o Singuality Hub.

1 – Micro escolas e pods

Mesmo antes da pandemia, a ideia de micro escolas ou de pequenos grupos de home school vinha ganhando popularidade. Embora não exista uma definição padrão sobre o que determinaria uma micro escola, o tema gira em torno de fornecer aos alunos um aprendizado personalizado e acesso a professores que enfatizem o crescimento individual. Já os pods de home school são caracterizados por pequenos grupos, de três a cinco estudantes, que participam juntos de aulas virtuais tendo em vista socialização e suporte nas tarefas.

2 – Criatividade

As salas de aula focadas em STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) têm funcionado bem nas últimas décadas, mas agora mais do que nunca há necessidade de formar pessoas criativas. Os educadores descobriram que a criatividade é vital para o nosso processo de aprendizagem e para a maneira como nos expressamos como seres humanos. E, no mercado de trabalho, muitas empresas começaram a dar crédito à criatividade, chegando mesmo a listá-la como uma característica desejada em seus esforços de recrutamento.

3 – Personalização

Alguns especialistas em educação preveem que as salas de aula do século passado logo serão deixadas de lado em favor de um aprendizado mais individualizado. Com a possibilidade de não estar preso por um local ou hora do dia, as pessoas podem aprender em seu próprio ritmo. O aprendizado individualizado não só dá uma vantagem aos alunos rápidos, mas também pode detectar os desafios de aprendizagem com maior rapidez. Programas e cursos que atendem a necessidades específicas, como TDAH e dislexia, estão fornecendo aos alunos as ferramentas de que eles precisam para aprender em pé de igualdade com outras pessoas em sua faixa etária.

4  -Novos métodos de ensino

Os líderes em educação começaram a despertar interesse nas crianças por meio de novas formas de ensino, como aprendizagem simulada, jogos educacionais e até mesmo edutainment (entretenimento educacional). Experiências de aprendizagem simuladas colocam o aluno dentro da aprendizagem. O RoomQuake, por exemplo, reproduz uma sala de aula normal em uma simulação de terremoto. Os jogos educativos e os métodos de aprendizagem edutainment oferecem aos alunos a chance de sair do livro e entrar em uma experiência, abrindo oportunidades para momentos de ensino valiosos. Além disso, essa abordagem oferece aos estudantes ampla possibilidade de desenvolver habilidades do mundo real, como trabalho colaborativo e gerenciamento de tempo e tarefas.

5 – Tecnologias emergentes

De um ponto de vista distante, as tecnologias emergentes podem parecer voláteis, mas a exploração e descoberta delas podem fechar lacunas importantes no acesso e na qualidade da educação. Os principais educadores deram os primeiros passos em direção ao ensino com a ajuda da inteligência artificial (IA) e blockchain a fim de orientar as jornadas educacionais dos alunos. Outros inovadores educacionais têm se concentrado em tornar a educação mais envolvente e atraente por meio da realidade virtual (RV) e realidade aumentada (AR). E alguns líderes estão explorando o uso da Internet das Coisas (IoT) para oferecer comunicações mais simplificadas aos alunos e pais em tempo real.

6 – Aprendizagem virtual

Embora a educação online esteja disponível através da Internet há décadas, a pandemia impulsionou o uso dela, que tem sido bem recebida especialmente nas faculdades. À medida que mais e mais pessoas ficam online, a aprendizagem virtual/online pode criar oportunidades para uma educação acessível e de qualidade que não existia antes.

Renata Piza

Micropods
singularityhub
tendênciasdeeducação
form image

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.

Usamos cookies para personalizar, coletar dados e melhorar sua experiência no nosso site. Para mais informações, clique aqui.