A Rio Innovation Week em 5 grandes tendências
Inovação
4 min
28 janeiro 2022

A Rio Innovation Week em 5 grandes tendências

O Rio de Janeiro continua lindo – e cada vez mais inovador. Foi com esse espírito que chegamos ao Rio Innovation Week, evento que reuniu mais de 500 palestrantes e 1200 startups no Jockey Club, no bairro da Gávea. A agenda incluiu palestrantes como Steve Wozniak, cofundador da Apple. Richard Branson, fundador do grupo Virgin e Francis Suarez, prefeito de Miami. O Learning Village marcou presença na agenda com a participação no Startup Programme Sai do Papel, uma agenda de mentoria para startups. Pamella Botelho, sócia da Engage, edtech de nosso ecossistema, também participou de  um Painel de educação sobre Aprendizagem adaptativa e gamificação. Abaixo, selecionamos alguns temas que se destacaram ao longo da programação. 

1-Metaverso

Assunto presente em praticamente todas as rodas de inovação de 2022, o  metaverso foi apresentado em exemplos como avatares de games e experiências imersivas de relacionamento e aprendizado. Resta ver como esse movimento vai se concretizar na realidade de profissões  e no desenvolvimento de novas oportunidades de negócio. 

2- Inovação regional

A proliferação de polos de inovação regionais é outro movimento que deve ganhar força. Entre as iniciativas que decolam pelo país, está o Inova Amazônia, programa de aceleração de negócios da floresta baseado na geração de riqueza a partir da bioeconomia, utilizando as características da floresta para gerar desenvolvimento para suas populações.

3- Comunidades exponenciais

No livro Organizações Exponenciais, escrito por Salim Ismail, Diretor e fundador da Singularity University , destaca a importância da formação de comunidades para a consolidação de economias e empresas exponenciais. No RIW a temática foi abordada nos benefícios da inteligência coletiva e da riqueza compartilhada no mundo BANI. 

Vimos com clareza o potencial que as comunidades de startups como a Manguezal (PE), ErreJota (RJ) e San Pedro Valley (MG) estão gerando em sua região, gerando empregos, atraindo investimento e mudando a forma como a economia se desenvolve em seus estados.

4 – Negócios de impacto

A ascensão de negócios que apresentem métricas claras de impacto social e ambiental permeou boa parte das discussões do RIW. No Brasil, o movimento foi destacado em iniciativas como o desenvolvimento de tecnologias que impediram o avanço da COVID dentro das favelas do Rio e na criação de negócios que focados em geração de riqueza local e inclusão social de grupos subrepresentados.

5 – Inovação e arte

Os temas do palco Pop & Tech trouxeram à vista a importância da arte como expressão humana e de negócios, mostrando como a inovação está revolucionando a indústria da arte. Entre os destaques, está o potencial do movimento de NFT no desenvolvimento da arte de forma democrática, assim como a importância da arte para nosso equilíbrio emocional em um mundo cada vez mais dinâmico.

Guilherme Lopes é Community Leader do Learning Village

BLOG LV

riw
form image

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.

Usamos cookies para personalizar, coletar dados e melhorar sua experiência no nosso site. Para mais informações, clique aqui.