“Criatividade, por si só, não é suficiente”, destaca Alain Sylvain no Web Summit 2023
3 min
3 maio 2023

“Criatividade, por si só, não é suficiente”, destaca Alain Sylvain no Web Summit 2023

Criatividade é uma qualidade muito valorizada na nossa sociedade. 65% dos CEOS destacam que a criatividade é tão importante quanto a inteligência emocional e habilidades com questões digitais.

Alain Sylvain, CEO e Fundador da consultoria de design Sylvain, destacou o quanto nossa cultura continua supervalorizando o poder da criatividade, com empresas investindo muito dinheiro em inovação e buscando na criatividade uma solução para os seus problemas.

Mas, será que realmente vemos retorno neste tipo de investimento?

É exatamente por este motivo que o propósito do painel “O que importa mais: tempo ou criatividade?” foi acabar com esta dicotomia e deixar claro a importância do momento (timing) na questão de empreender.

Segundo o especialista, é necessário entender que 42% dos sucessos de startups estão relacionados ao timing certo. Criatividade, por si só, deixa de ser eficiente, por uma série de questões relacionadas a demanda e ao que o público consumidor irá se satisfazer.

Um exemplo dado pelo CEO da Sylvain foi o fenômeno Beatles: surgiu no momento certo, no lugar certo de alcance e não foi a inovação que os fez ficar tão famosos. Foi o timing, o momento correto.

Para Alain este é o ponto chave. Segundo o especialista, há a necessidade e enxergar o Peak Innovation e não apenas procurar por mais inovações.

Contexto vale mais do que apenas criação

Enxergar o Peak Innovation é conseguir alinhar seus interesses com a demanda necessária, conseguindo compreender o contexto, alinhando o que é importante e as necessidades sociais com o ato de empreender.

Isso só pode acontecer com uma união do que está acontecendo (cultural climing), a infraestrutura presente que dará potencialidade para a inovação (innovation infrastructure) e a vontade para conseguir levar isso adiante (individual appetite).

Como isso ocorre? Alain destacou que há necessidade de pensar e entender contexto do que estamos vivendo e alinhar isso com a criatividade existente. Afinal, ela é também um produto cultural e entender o tempo que estamos é o caminho para compreender qual a necessidade de inovação.

Por isso a necessidade de estudar e usar os três eixos acima como guias. Afinal, onde estamos, enquanto cultura? O que é necessário para nós? O que o indivíduo, hoje, busca? Qual sua necessidade? E a tecnologia presente? O que ela permite?

Alain foi muito claro ao dizer que unir o cultural climing, innovation infraestructure e individual appetite é essencial para conseguir compreender qual o momento para dar o próximo passo rumo a inovação, sem se perder na exigência pelo novo, como ocorre com muitas empresas nos dias de hoje.

BLOG LV

contexto
criatividade
cultura
cultural climing
entendimento
individual appetite
innovation infrastructure
inovação
leitura
timing
WebSummit2023
form image

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.

Usamos cookies para personalizar, coletar dados e melhorar sua experiência no nosso site. Para mais informações, clique aqui.