“Nos próximos anos, mais de 35 bilhões de dólares serão investidos em carros elétricos”, destaca Presidente da GM na América Latina.

Por Rodrigo Tobias, co-fundador da Spott, startup residente do Learning Village.
Na tarde de terça-feira, dia 03 de maio, o Web Summit 2023 separou um momento para algumas Masterclass pelo evento. Desta vez, presenciamos a realizada por Santiago Chamorro, presidente da GM na América Latina.
Com um speech impecável e didático, Chamorro apresentou e desmistificou as principais narrativas referentes à adoção do carro elétrico. A aula provém de pesquisas realizadas com motoristas, com total embasamento de suas críticas e vivência na situação.
O primeiro mito derrubado por Santiago se tratou da nossa localização.
Muitos dizem que a América Latina não tem vocação para carros elétricos. Porém, o especialista destacou que a LATAM possui todos os materiais para desenvolver os carros elétricos de forma mais barata e rápida, principalmente com a matéria prima encontrada na região, o que diminuiria o custo de produção.
Outro mito levantado por Santiago é a preferência por híbridos, que utilizam etanol. Porém, possuir um motor a combustão traz um grande impacto ambiental e, junto a isso, todos os outros problemas de peças para um carro normal.
Chamorro mostrou que os desenvolvimentos em carros elétricos aumentaram e alguns modelos da GM, atualmente, já possuem autonomia de 480 km. A média diária de 80% da população brasileira é de menos de 300km por dia, ou seja, muito mais do que o necessário.
Com o tempo, segundo o especialista, as tecnologias, que ainda são muito novas, serão produzidas em larga escala e o custo será menor. Com isso, se tornarão mais baratos.
E, por último, Chamorro desmistificou a ideia de que os carros elétricos irão sobrecarregar o fornecimento de energia. Afinal, o Brasil já possui uma matriz energética limpa e a oferta de energia hoje já supera a demanda. Outro ponto que é importante destacar é que há campo para produção de energia limpa, por meio eólico e solar.
Na Masterclass, Santiago mostrou como o horizonte para este tipo de veículo está crescendo. Para os próximos anos, irão investir mais U$35 bilhões no mercado de carros elétricos e, até 2025, irão lançar mais de 30 novos modelos.
Outro ponto foi a apresentação da multiplataforma para EVs (carros elétricos): o ULTIFI. A ideia deste software é permitir a entrega frequente de recursos, aplicativos e serviços de software através da tecnologia de O.T.A. (Over The Air) para os clientes, sem a necessidade de manutenção física, utilizando apenas a parte virtual.