Pesquisa “O mundo infinito dos gamers” é lançada no Learning Village
Games
4 min
3 agosto 2023

Pesquisa “O mundo infinito dos gamers” é lançada no Learning Village

O mundo dos games é algo extremamente peculiar. Para quem está inserido nele, não é mais do que um espaço para desbravar todos os potenciais imaginativos e preferências de sua própria vida. As personas se caracterizam nos personagens que são criados e os avatares dão vidas aos diferentes sentimentos, vontades e desejos que um mesmo ser humano possui.

Ao mesmo tempo, tamanha complexidade é assimilada de maneira prática, rápida e imediata. Os cliques escondem tamanhas construções e mascaram os fazeres cognitivos que se traduzem em estímulos, prazeres e conquistas objetivas naquela realidade digital. Para o gamer, o que é um prazer, é toda uma ambientação, contextualização, criação, entendimento e construção de si em diversos universos possíveis.

A infinitude deste universo não poderia se reduzir a esta singularidade. Os games atuam de diferentes maneiras, exigem diferentes esforços e propõem diferentes atividades. São aproveitados em diferentes momentos, seja de aprendizagem, comercialmente, por lazer e até por bastante seriedade. Por isso, é também dever entender como este mundo funciona e de que maneira o social se cria nestes diferentes contextos.

Pensando nisso, a Talk e a agência Live, lançaram uma nova pesquisa sobre o universo gamer em 2023. Ao lado de Sergio Percope, da Lnk Gaming, parceiro do Learning Village, todo este trabalho analítico foi apresentado para diversas empresas e startups na quinta-feira (03/08), no 1º Hub de Educação e Inovação da América Latina.

O universo infinito dos Games

Os jogos eletrônicos viraram uma atividade importante, que ocupa boa parte do tempo de milhões de pessoas todos os dias. Há diferentes formas de entretenimento interativo e que conectam as pessoas. Além disso, apresentam para as pessoas tudo aquilo que o digital tem de mais evoluído: conexão, novas tecnologias (como a realidade virtual) e formas inovadores de interação. Alguns laboratórios de neurociência até estudam de que forma os jogos online podem melhorar nosso sistema cognitivo e a plasticidade do nosso cérebro, com resultados positivos.

Essa pesquisa teve um primeiro momento em 2017, quando a empresa passou a se interessar sobre o assunto. Por conta da pandemia e a mudança de acesso às tecnologias que aconteceu nos últimos cinco anos, a empresa compreendeu que havia uma necessidade de um novo mapeamento, análise e entendimento sobre o complexo mundo dos games.

Nesse sentido, houve uma necessidade de entender o perfil dos consumidores gamers, na busca de compreender quais são os tipos de uso nestes diferentes universos complexos. A pesquisa contou com mais de 1600 pessoas entrevistadas, entendendo os modos de uso, em qual plataforma, de que maneira isso participa da sua vida, quais as motivações e os hábitos ligados a estas ações.

Na pesquisa você tira dúvidas sobre expressões e palavras que são mais usadas, com um glossário que busca criar este vínculo às empresas que não tem tanto conhecimento sobre o assunto. Além disso, tem várias camadas de pesquisa identitárias, com recortes de classe, tempo de tela e até tecnologia.

Para ter acesso ao estudo completo, basta fazer o download abaixo:

BLOG LV

Games
pesquisa
Universo Gamer
form image

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.

Usamos cookies para personalizar, coletar dados e melhorar sua experiência no nosso site. Para mais informações, clique aqui.