Por dentro do Web Summit Rio 2023: Como foi a experiência de ser uma Startup Beta no evento
O Web Summit Rio 2023 aconteceu em abril deste ano e gerou vários insights para quem foi afetado por este grande evento. Alguns deles estão reunidos aqui na cobertura feita pelo Learning Village e trouxemos desta vez algo diferente.
Já se imaginou neste evento? Dúvidas sobre como é o funcionamento e a demanda necessária? Para isso, o pessoal da Spott, startup residente no 1º Hub de Inovação e Educação da América Latina, nos conta abaixo como essa concretização foi possível e sua visão sobre o evento.

Por Rodrigo Tobias, co-fundador da Spott, e colaboradores da startup residente do Learning Village.
“Quando fundamos a Spott em 2021, trouxemos em nossa bagagem de mais de 20 anos de experiência a vivência junto ao ecossistema empreendedor e a participação em diversos eventos nacionais e internacionais de inovação. Por isso, quando soubemos que o Web Summit teria sua primeira edição no Brasil, buscamos informações sobre como fazer para participar.
Isso era 7 meses antes do acontecimento do evento, que acontecem em abril de 2023.
Fizemos o pré-cadastro e recebemos retorno por e-mail para agendar uma reunião on-line. Depois disso e da análise de nossas informações, a organização nos colocou na categoria Beta. Para quem ainda não conhece o processo, as startups que querem participar do Web Summit são classificadas em função da dimensão e da receitas da empresa conforme as seguintes categorias:
ALFA: empresa está na fase de pré-investimento ou tem menos de US$ 1 milhão em financiamento;
BETA: empresa se lançou com sucesso e participa com frequência do Web Summit como alumni;
CRESCIMENTO: empresa está experimentando um crescimento considerável e se expandindo globalmente, tendo levantado mais de US$3 milhões.
Pouco mais de um mês antes do evento, a organização do Web Summit realizou duas apresentações online muito interessantes para auxiliar na preparação: uma com informações gerais e outra com dicas para elaboração de um pitch de sucesso.
Na primeira, com informações gerais, aconteceu em inglês e em português. Todas foram ao vivo, com possibilidade de perguntas. Gostamos bastante e recomendamos participar, pois sempre tem um detalhe ou uma informação nova, mesmo que você já esteja familiarizado com o assunto.
A dinâmica do Web Summit para o formato que participamos é de ter o estande apenas em um dia do evento. Todos são padronizados, compostos por uma bancada simples e uma placa com o logo da startup confeccionada pela organização do evento.
Dicas: providencie camisetas/camisas chamativas para se destacar, use roupas e sapatos confortáveis, prepare-se para muita conversa e leve lanches e bebidas, pois o ritmo é intenso e não dá tempo de parar!

Há muito conteúdo interessante por toda parte, mas um ponto que pode ser melhorado está na estrutura do Riocentro, que deixou a desejar. Nos pavilhões centrais havia muito barulho, o que chegou a prejudicar até as mentorias. Em compensação, as master classes foram muito boas e são extremamente concorridas. Vale a pena organizar um roteiro antes e separar um dia para se dedicar a eles.
Com todos os erros e acertos, nossos e da organização, podemos dizer que valeu muito a pena participar desse grande evento de inovação. Planejamento é importante, mas deixe sempre um espaço para o inesperado, como puxar papo em uma fila, assistir uma palestra que não havia planejado ou se deixar levar por algo que chame sua atenção. A gente nunca sabe de onde pode vir a próxima inspiração ou oportunidade!
Deixaremos aqui algumas dicas para organizar a viagem e a estadia aos marinheiros de primeira viagem:
– Compre as passagens aéreas com antecedência, caso seja sua opção de transporte, assim é possível conseguir preços e datas melhores;
– Procure acomodação perto possível do local do evento, mas pesquise se nas proximidades você também terá opções de lazer ou conveniência;
– Para diminuir custos de hospedagem, considere dividir com outras pessoas acomodação por Airbnb ou afins;
– O deslocamento pode ser difícil: o transporte público é deficiente e carros por aplicativo são caros e demorados nos horários de pico. Considere alugar um carro ou van com mais pessoas.”
Para conhecer mais sobre a Spott, startup residente no Learning Village: