Conheça a Profissas, a Escola da Diversidade e Inclusão residente no Learning Village!
ESG
8 min
21 agosto 2023

Conheça a Profissas, a Escola da Diversidade e Inclusão residente no Learning Village!

Diferentemente do que nos foi construído socialmente, cada vez mais é necessário perceber que a individualização tem seu limite de força e é necessário se estruturar em um coletivo para garantir que a existência pereça. É deste lugar, de resistência e força, que a Profissas, startup residente da semana aqui no blog do Learning Village, surge, entendendo que “precisamos da ajuda um do outro – e que queremos nos ajudar!”

Em seu propósito, a Profissas traça uma integração do Ser, com o humano e profissional em que ele se enquadra. Nesse sentido, acredita que “precisamos ser mais integrais do que apenas as funções do trabalhador, ter uma vida de constante aprendizado e propósito engajado, ao mesmo tempo em que somos colaboradores comprometidos, atualizados e altamente responsáveis”.

Há uma conversa sobre essa questão de diversidade e inclusão, porque começaram a entender que há um problema com colocar essas pessoas neste local. O ambiente em que estarão para produzir precisa de uma inclusão na perspectiva dos colaboradores e da liderança.

Por isso, tem censo, diagnóstico e coloca isso em prática para entender como está a situação: os clientes nos reconhecem como uma referência e inteligência da situação, mapeando como funciona e estando nessa construção em conjunto.

Portanto, é a escola de carreira e diversidade, que atua potencializando os colaboradores das empresas, principalmente nos grupos que precisam de maior inclusão. A Profissas atua no desenvolvimento de carreira de pessoas em questões de habilidades necessárias e nas lideranças, com foco em Soft Skills, para que este gap normativo não ocorra.

Para isso, outra contribuição que a startup produz em seus trabalhos é participar da construção da cultura, tentando fazer com que ela garanta inclusão. Para isso, é necessário um nível de letramento em diversidade, então a Profissas atua oferecendo programas corporativos e treinamentos avulsos, com palestras. Hoje a maior especialidade e demanda da Profissas está relacionada ao letramento sobre LGBTQIA+, Trans, Mulheres e negritude.

Além disso, a empresa também trabalha com a atração de talentos, produzindo marketing de comunidades, feiras de talentos voltadas a alguns grupos específicos e participa no trabalho das pessoas contratadas, ajudando, de forma inclusiva, nesta nova oportunidade. Com as empresas, o trabalho é de engajamento de abertura e posicionamento de marca.

Desde seu início, já foram mais de 60 mil pessoas impactadas, em mais de 50 empresas. Além disso, o alcance da marca atingiu 6 milhões de pessoas com suas produções. A Profissas possui um Guia Antirracista para empresas, um e-book sobre questões de diversidade voltados para RH, um Guia de linguagem inclusiva e um Calendário de Diversidade para auxiliar as empresas em datas necessárias.

Como a Profissas atua?

Como mencionado, a Profissas tem como sua atuação principal nas empresas e individualmente no recrutamento inclusivo que ciraram. Por isso, há alguns tipos de ações objetivas e unitárias, onde focam nos treinamentos e contratação empresarial, e em alguns programas corporativos, que são jornadas maiores, lapidadas na estratégia da equipe e na governança da empresa.

A tentativa é conhecer e mapear os desafios, muito além de apenas fazer um processo agressivo na cultura que já existe. Se trata de chegar às metas, reconhecer o ambiente e fazer o possível para que construam conteúdos personalizados para as organizações.

Isso também proporciona algumas análises possíveis do mercado e a isso o nome foi dado de Data profissas. Se trata de uma avaliação e diagnóstico nas empresas, tentando reconhecer os gaps de diversidade e trazendo programas para solucionar estas questões. Há uma preocupação com o risco e não-pertencimento das culturas diversas que existem, por isso é necessária várias avaliações de aprendizagem e é a vertical analítica (reconhecendo todas os setores de trabalho) o principal ponto para gerir estes pontos.

Da esquerda para a direita: Lucas Lima, Fundador e Diretor de Gestão e Estratégia, Victor Lambertucci (Tucci), Fundador e CEO, e Sônia Lesse, Sócia e Diretora de Experiências
Da esquerda para a direita: Lucas Lima, Fundador e Diretor de Gestão e Estratégia, Victor Lambertucci (Tucci), Fundador e CEO, e Sônia Lesse, Sócia e Diretora de Experiências

“Só chega até nós quem quer fazer da diversidade uma realidade. Não trabalhamos com coisas adesivas e pontuais. Inclusive, a situação tem sido diferente. As empresas chegam com algo em mente ou até tem certeza que isso é algo importante e que precisa ser construído. As organizações querem fazer parte e colocam toda a governança nessa situação.”

É necessário ter uma estrutura e uma pilar de diversidade e inclusão, muito antes só da realização e de eventos, mas trazendo papéis de governança e insistência nesse processo, como uma conduta da empresa. Afinal, são necessárias habilidades humanas integrativas, que garantam essa integridade, olhar e preocupação com a diversidade e os diferentes existentes, senão, se torna frágil.

Por isso, atuam na criação de lideranças com olhar inclusivo. Com a Data Profissas, conseguem mapear os gaps e mostrar os caminhos que vão enfrentar. Junto a isso, a startup consegue dar um arsenal sobre as informações e em como fazer com que o ambiente se torne inclusivo.

Além de todo o trabalho que a Profissas produz em B2B e B2C, há também uma plataforma personalizada. A Profissas experience é o local onde acontecem reuniões (síncronas ou assincronas), ambientadas e individualizadas para cada uma das empresas e há a Profissas Play, que é um streaming criado sobre diversidade, inclusão, carreiras e diversidade, com cursos e vídeos sobre isso.

O “Parada obrigatória” é o primeiro, com 12 episódios sobre diversidade e inclusão. Ainda serão lançados dois conteúdos: Habilidade do agora, sobre futuro do trabalho, que deve ser fortalecido. Serão 18 espisódios. Mais tarde, o Diversionários, que foca nas palavras e linguagens do universo da diversidade.

Os três estarão presentes no catálogo inicial e que será desenvolvido nos próximos meses de reformulação que a startup está passando.

Eventos realizados pela Profissas

Divas da liderança: evento com a Avon, que conseguiu unir mais de 5 mil mulheres inscritas, de forma presencial, na Casa Natura.

Potências de casa: evento junto com o Grupo Boticário, que atraiu mais de 3 mil talentos negros, para fortalecimento deste grupo específico com a marca Boticário.

Women Shining: Evento com a NuBank, no mês das mulheres. O trabalho consistiu em curadoria de conteúdo e fortalecimento das lideranças femininas das colaboradoras do Nubank. Foram três painéis, videocast e palestras.

Força AfroIndígena Norte-Nordeste: Com pessoas da TouchWorks, o desafio foi trazer esta identidade para a empresa. A Profissas criou várias rodas sobre ancestralidade, tecnologias e atribuição, mas como também ‘hackear’ processos seletivos, trazendo mão na massa e objetivo para essa situação.

BLOG LV

diversidade
Gestão de pessoas
inclusão
pessoas
form image

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.

Usamos cookies para personalizar, coletar dados e melhorar sua experiência no nosso site. Para mais informações, clique aqui.