Web Summit: tecnologia a favor das pessoas
Web Summit 2022
3 min
10 novembro 2022

Web Summit: tecnologia a favor das pessoas

Na última semana, a B2B Match realizou a primeira edição do C-Journey, uma jornada internacional de networking e conhecimento que teve o Web Summit como destino principal. Considerado o principal evento do calendário global de inovação e tecnologia, o festival atraiu um público de mais de 71 mil pessoas (de 160 países), 2,3 mil startups, 1050 palestrantes e mais de 1 mil investidores.

Entre as centenas de palestras e painéis que marcaram a programação, a criação de tecnologias orientadas pelo desenvolvimento humano esteve no centro das discussões do Web Summit. Essa visão foi defendida por nomes como Chris Anderson, curador do TED. Em uma das palestras mais aguardadas do festival, ele destacou os novos componentes essenciais de experiência de usuário. O foco em soluções que despertem a curiosidade, a reflexão e os aspectos positivos de nossas vidas estão entre os principais direcionadores dessa nova era de sistemas e aplicações.

A educação dos algoritmos (cada vez mais presentes em nossa rotina) é outro movimento que aponta para o cenário indicado por Anderson. Para Colin Murdoch, Chief Business Officer da Deepmind, laboratório de IA do grupo Alphabet, o futuro da Inteligência Artificial deve passar pela segurança e pelo respeito à privacidade das pessoas, além de aplicações que atendam grandes desafios da humanidade, como saúde, educação e sustentabilidade. A urgência no desenvolvimento de soluções de combate à crise climática, inclusive, rendeu alguns dos grandes momentos do Web Summit.

Às vésperas da COP 27, a agenda do clima foi o ponto central da palestra de Brad Smith, vice-chair e presidente da Microsoft, que fez um apelo por um novo pacto entre governos e organizações. O compromisso da gigante de tecnologia com o tema pode ser observado no portfólio de investimentos apresentados pelo executivo, que incluem startups de controle da emissão de gases poluentes, sistemas de eficiência energética e tecnologias de conversão de carbono em mineral.

No centro de uma das mais graves crises geopolíticas dos últimos anos, os palestrantes da delegação ucraniana enviaram ao mundo uma importante mensagem sobre o papel da tecnologia como ferramenta de transformações. Em meio a todas as discussões sobre o futuro dos negócios, da economia e da sociedade, o legado desta edição do Web Summit talvez possa ser resumido pelo contundente apelo da primeira-dama Olena Zelenska. “Nós precisamos garantir que as tecnologias mais avançadas sejam usadas para ajudar e não para destruir pessoas”.     

Bruno Padredi, CEO & Founder da B2B Match

BLOG LV

form image

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.

Você também pode se interessar

Usamos cookies para personalizar, coletar dados e melhorar sua experiência no nosso site. Para mais informações, clique aqui.