Learning Agility em 7 passos
Negócios
4 min
17 maio 2021

Learning Agility em 7 passos

Primeiro era a graduação. Depois a pós, o MBA e o mestrado. Anos a fio se aperfeiçoando em um único tema para então chegar lá (onde quer que isso seja). A partir daí, seu conhecimento acumulado ao longo da vida ficaria em uma prateleira, onde você não precisaria mais se preocupar com currículo, trabalho, reputação. Pois é. Esse mundo já não existe mais.

Assim como a ascensão da tecnologia e do ecossistema de startups, os modelos de aprendizado passaram a ser cada vez mais fluidos e experimentais: faça rápido, coloque em prática, erre, vá para a frente, tente outra vez. Hoje, o chamado profissional do futuro (ou seria do presente) precisa ser generalista e adaptativo.

E chegamos então ao profissional do futuro. Hoje, em 2021, o que mais importante para se dar bem em qualquer trabalho é ser generalista. Nunca parar de aprender. Esse é o eixo central do conceito de Learning Agility. A seguir, Leandro Souza, CEO da How Bootcamp, ensina alguns passos básicos para começar a adotar essa mentalidade.

Learning Agility não é milagre, é fórmula

✔ Passo número 1: Não se limite apenas a apenas uma linha de pensamento, como a de Outliers, de Malcolm Gladwell. Leia também Por que os Generalistas vencem em um mundo de Especialistas, de David Epstein. “O livro de Gladwell ficou famoso pelas 10 mil horas que seriam necessárias para ter sucesso em algo”, lembra Leandro, que já emenda: “Mas, se você se dedicar à prática com intenção, com energia, 20 horas são o bastante para você quebrar barreiras e aprender uma nova habilidade”, afirma Souza.

✔ Passo número 2: desenvolva pensamento exponencial, fluência em tecnologia e soft skills, o trio que todo mundo vai ter que dominar se quiser ter algum espaço ao sol no futuro. É a partir daí que você vai conseguir mapear quais gaps têm e optar por aprender algo novo dentro da sua área (Upskilling) ou totalmente novo (Reskilling)?

✔ Passo número 3: tenha pensamento ágil. “Ser ágil não é ser rápido, é ser adaptável e flexível”, diz.

✔ Passo número 4: se conheça. Tenha percepção de si mesmo e das suas capacidades. Não adianta investir em algo que você não gosta de fazer.

✔ Passo número 5: coloque mais caixinhas no seu kit de ferramentas. “Um excelente profissional de marketing não precisa saber desenvolver um site, mas, se fizer um curso de 20 horas de Front-End Code, aprender a criar uma ou outra tela, vai saber como falar com um desenvolvedor”, exemplifica Leandro.

✔ Passo número 6: decomponha a habilidade que você quer aprender. Aprenda o suficiente, remova barreiras (aquilo que você nem tenta porque acha que não consegue). Mais importante: pratique o que aprendeu.

✔ Passo número 7: Mire no telhado (Roofshot Thinking). Nem sempre é preciso mirar na lua. Melhore um pouco a cada dia.

Renata Piza

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